Total de visualizações:

quarta-feira, 27 de março de 2013

Biorritmos


Três ciclos biológicos distintos, mas concorrentes e concomitantes, condicionam a actividade humana. Todos os três biorritmos começam no momento do nascimento, quando o recém-nascido experiência o pleno de energia:



Ciclo Físico
Tem a duração de 23 dias. As suas flutuações indubitavelmente afectam a força e a energia físicas e a resistência à doença. A primeira metade do ciclo (11 1/2 dias) caracteriza-se por ser um período ascendente, durante o qual o corpo descarrega energia física, ao passo que a segunda metade constitui um estádio de recuperação e conservação de novas energias. Os dias críticos são o primeiro e o décimo segundo, neles podendo ocorrer a manifestação de sintomas de doença.

Ciclo Emocional
Este ciclo com a duração de 28 dias governa o sistema nervoso e divide-se em duas metades de 14 dias cada. A primeira caracteriza-se por ser mais enérgica, promovendo uma maior estabilidade emocional e favorecendo as actividades e o trabalho criativo, enquanto a segunda metade tende a provocar atitudes introvertidas e de irritabilidade.
Os dias primeiro e décimo quinto, durante os quais se verifica a mudança de polaridade do ciclo, são os mais críticos.

Ciclo Intelectual
Corresponde a um período de 33 dias e crê-se que esteja relacionado com a actividade cíclica da glândula tiróide.
Durante os primeiros 16 1/2 dias a memória encontra-se mais activa, sendo maior a rapidez e eficácia dos processos mentais.

Sem comentários:

Enviar um comentário