Total de visualizações:

quinta-feira, 14 de março de 2013

Feng-Shui (Vento e Água)

"Ciência cosmológica tradicional chinesa que se ocupa da determinação das influências que permitem ao ser humano viver em harmonia com o meio ambiente, o que para o chinês é sinónimo de viver em harmonia com o céu.

As primeiras escolas de geomância chinesa datam do tempo de Confúcio (551-479 a.C.) e da dinastia Han. Nas dinastias seguintes, e até final da dinastia Sung (1279), foram sendo consolidados os seus princípios operativos, os quais se baseiam no pressuposto da existência à face da terra de configurações em correspondência com determinados corpos celestes, cuja influência sobre os seres vivos lhes condiciona a actividade. 
O arúspice, cuja virtude pessoal é crucial em todo o processo, deduzirá da topografia do território e da sua relação com o céu do nascimento do consulente a forma adequada de actuação no caso de este desejar construir uma casa, um templo, um túmulo... etc.

Condições a evitar na orientação de uma casa para a proteger contra as más influências:
- qualquer esquina, forma cortante e pontiaguda, avenida ou rua apontando para ela, designadamente na diracção da sua fachada e da sua porta principal;
- rua de trajecto curvilíneo passando em frente dela e rodeando-a com a sua concavidade;
- o lugar mais alto ou o mais baixo de uma rua íngreme;
- um espaço estreito separando dois edíficios;
- as portas do quarto e da cozinha mais altas do que a da entrada."

in Da Vida, da Morte e do Além - Roteiro Monográfico (de 1996).

Sem comentários:

Enviar um comentário