Total de visualizações:

sábado, 26 de dezembro de 2015

As Músicas da Minha Vida (XV)

15. Enigma – The Gate & Push The Limits
Enigma é um projeto musical elaborado por Michael Cretu, sua esposa Sandra Cretu, David Fairstein e Frank Petersonem criado em 1990. Michael é o compositor e o produtor; Sandra fornece frequentemente o vocal nas faixas de Enigma.

Em Dezembro de 1990, surge com o álbum de estreia do projeto: MCMXC a.D. O álbum foi o primeiro sucesso comercial de Cretu, com o single "Sadeness", onde eram misturados cantos gregorianos, batida altamente dançante e gemidos sensuais de Sandra, soando altamente peculiar aos ouvidos do público naquele tempo. Outro grande sucesso foi o single sexy "Mea Culpa", remisturdo por vários dos melhores DJs da Europa. Antes que o álbum fosse lançado, Cretu foi cauteloso com a resposta que poderia obter, principalmente em relação a Igreja católica e decidiu ocultar seu nome real, assinando como M.C. Curly. A contracapa do álbum conteve pouca informação sobre seus integrantes, promovendo o mistério sobre os criadores do álbum e conduzindo a especulação se o Enigma era uma pessoa ou um grupo.

Logo em seguida, "The Cross of Changes" ("O Cruzamento das Mudanças", ou "Cruzamento das Mudanças") foi lançado e vendeu seis milhões cópias num ano. Com o Hit "Return to Innocence". Este foi o álbum com mais faixas utilizadas em campanhas publicitárias e filmes, sendo utilizado pela última vez no filme "Matrix", em1999. Na música "The Eyes of Truth", Cretu deixou-se influenciar por ritmos hindus, inserindo cantos de lamento, que remetiam a paisagens e orações indianas mas sempre com a sua marca registrada. Um som de ostentação e de batidas sensuais, que elevavam a mente para causas espirituais, chamando a todos para uma meditação mais profunda sobre a vida e a nossa missão terrena.

Em 1996, lançou "Le Roi Est Mort, Vive Le Roi!". A ideia de Cretu era que este terceiro álbum fosse a síntese dos dois álbuns precedentes, e consequentemente os elementos familiares incluídos de cantos gregorianos e música hindu está mais presente que nunca. Embora o álbum tenha sido projetado tão meticulosamente por Cretu, não conseguiu o mesmo nível do sucesso que os dois anteriores. Em consequência somente dois dos três singles planeados foram lançados: "Beyond the Invisible" e "T.N.T For The Brain", também remisturadas por DJ’s para as pistas de dança, principalmente na Alemanha, país natal da banda e onde fazem mais sucesso.

No ano 2000, "The Screen Behind The Mirror", incluiu amostras de Carmina Burana de Carl Orff em quatro faixas do álbum. Estão de volta o "Gregorian Chants Remixed" e um som mais grave, e extremamente dançante, e ainda flautas de Shakuhachi e outras assinaturas tradicionais do padrão Enigma. Somente "Gravity of Love" e "Push the Limits" foram lançadas como single. Também marca a estreia do cantor Andru Donalds no projeto do Enigma.

Sem comentários:

Enviar um comentário