Total de visualizações:

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

As Músicas da Minha Vida (XIV)

14. Adiemus – Adiemus
Adiemus é o nome de um projecto de música incidental, pensado e realizado pelo compositor galês Karl Jenkins em 1994. O projeto em si nasceu quando a Delta Airlines European procurou Jenkins para compor um single tema destinado às campanhas da companhia, já que a companhia rival utilizou a música 'Storms in Africa' da cantora e compositora Enya.

Mas nem Jenkins e nem os executivos da Delta Airlines poderia prever o sucesso e o alcance mundial que o single do tema 'Adiemus' teria, tornando-se uma febre. Assim Jenkins compôs um segundo single 'Elegia' e logo após criou o projeto Adiemus da Orquestra Erudita de Música Africana, que resultou em 8 CD’s e uma séries de singles vendidos pelo mundo todo.
O sucesso de Adiemus, semelhante a Enigma e Era, dá-se em particular pelo facto de todos os temas orquestrados possuirem poderosas composições baseadas na música folclórica dos países africanos, sem jamais ser repetitivo, folclórico ao excesso ou exageradamente erudita.

Além de ser um projeto de música ambiental, Karl Jenkins, compositor, propõe uma estrutura musical, ainda que baseada na estrutura erudita, que apresenta evoluções harmónicas e melódicas interessantes e inovadoras. Vale ressalvar que, apesar de todas as canções serem cantadas, a parte lírica é totalmente destituída de significado que, segundo Jenkins, enaltece o teor sonoro da obra, evitando "distrações" da parte sonora. Os textos foram escritos de forma a que a voz soe como um instrumento a mais do conjunto.

O primeiro disco, Songs of Sanctuary, conta com a participação de Miriam Stockley no vocal, com arranjos de percussão de Mike Ratledge. Karl Jenkins rege a London Philharmonic Orchestra. A língua usada no Adiemus foi inspirada no estudo da lingua dos "maoris" da Nova Zelândia e tem como objetivo gerar um sentimento bom.
Adiemus é simplesmente uma ópera viva e luxuriante.

Sem comentários:

Enviar um comentário