Total de visualizações:

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

*** Era eu um monge ***

Nas malhas da sedução
Encontrei-me emaranhado,
Numa viagem para qualquer lado,
Sem apeadeiro, nem estação.

Vi-te ao longe,
Numa pose deveras provocante,
Era eu um monge,
Agora não passo de um tratante.

A locomotiva avançou,
E pé não arredaste,
Já viste o que causaste?
O comboio descarrilou!


Deste ar da tua firmeza
Sem te importares um segundo,
Deixaste-me imundo,
Pior que tu, de certeza.

Como se não bastasse,
O teu rasgado sorriso
Fez com que se abespinhasse
O meu já pouco siso.

Envolto num lençol incandescente,
Numa amálgama de destroços,
Cedi à fúria.
Perdi o norte e o decente,


Perdi tudo,
A vontade de ir e voltar,
De te ter
Ou de te afastar...

...E de morrer
Nos braços da tua luxúria,
Porque os teus excessos,
Deixaram-me mudo.

Poema de Hebitsukai (JP Taxa)
Escrito a 04 de Novembro de 2015
E foi gentilmente cedido ao meu blog.




segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Hanôver, a cidade!

Hanôver, também conhecida como Hannover, é a capital e a maior cidade do estado alemão da Baixa Saxónia. Localiza-se nas margens do rio Leine e é parte da região metropolitana de Hannover-Braunschweig-Göttingen e realizou a exposição mundial no ano 2000 (Expo 2000), já que a cidade apresenta a maior área de exposições e feiras do mundo. Em Hanôver se realizam entre outras:

A maior feira da tecnologia e informação (CeBIT), a maior feira para as indústrias e também a maior feira internacional de veículos comerciais (IAA). Além de ter também um dos maiores parques industriais da Alemanha e da Europa, o centro tecnológico da Siemens é mesmo um dos maiores do mundo.

Na cidade, mais propriamente na HDI Arena que tem capacidade para 45 mil espectadores, joga o 'Hannover 96' que é o clube mais consagrado da cidade e que já conquistou dois campeonatos no já extinto campeonato da Alemanha.

Hanôver foi fundada na época medieval em 1241, na margem sul do rio Leine, o seu nome original seria Honovere embora esta informação seja controversa. A cidade é também conhecida mundialmente por ser a cidade natal dos Scorpions, um dos maiores grupos de rock da Alemanha e do mundo. Hanôver é uma cidade moderna, ecléctica e virada para o futuro mas que não esquece as suas origens porque apesar da cidade ter sido duramente bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial, ainda mantém um verdadeiro carácter histórico, com muitas reconstruções de edifícios da época e arquitectura renovada. Tem monumentos e sítios que vale a pena visitar, tais como:

O ‘Landesmuseum’ que é o maior e mais visitado museu de Hanôver. A colecção de arte do museu inclui obras de Rembrandt, Rubens e Albrecht Dürer, bem como obras de muitos outros artistas. Há também colecções da Idade Média e da Renascença, pinturas italianas do século XIV ao XVIII, pinturas holandesas do século XVII ao XIX e arte europeia do início do século XX.

O Museu ‘Sprengel’ abriga uma das mais importantes coleções de arte moderna da Alemanha. O edifício existente foi um projecto inovador da década de 70 em que um programa de crescimento e avanços na tecnologia fizeram com que a nova extensão do museu reflectisse a vanguarda do design contemporâneo.

A ‘Telemax’ que é uma torre de telecomunicações construída entre 1988 e 1992. A torre foi projectada por Hans U. Boeckler e mede 272 metros de altura.

Um dos locais mais agradáveis para se visitar em Hanôver é a Floresta de ‘Eilenriede’. Esta é a maior floresta urbana da Europa e está localizada a apenas 2 km do centro da cidade. Abrangendo 642 hectares, esta floresta é quase duas vezes o tamanho do Central Parque, em Nova Iorque. Com vários percursos atraentes, cafés e restaurantes, este é o lugar perfeito para um passeio relaxante, praticar ‘jogging’, ciclismo ou equitação.

O Jardim Zoológico de Hanôver é um dos parques temáticos mais fascinantes da Alemanha e atrai mais de 1 milhão de visitantes a cada ano. Com apenas 15 anos de existência, o projecto "Zoológico do Futuro" revolucionou o conceito dos zoológicos europeus.

Muito há por descobrir nesta cidade em que o passado e o futuro, as memórias e a modernidade caminham lado a lado... Convém ainda informar  que as temperaturas médias de Hanôver rondam os 13º celsius, anuais. A pluviosidade é significativa ao longo do ano, sendo o mês de Fevereiro o mais seco e o de Agosto o mais chuvoso, sendo que o mês mais quente por norma é Julho (25º em média) e o mês mais frio será Janeiro (0º em média).

por Alexandra Miranda, 04-01-2016
(fonte Wikipedia e outras)

sábado, 2 de janeiro de 2016

Mãe...

Num desespero só,  silencioso
De quem em anos de tormento
Reprimindo tal desejo sequioso
Sonha com a vinda do rebento.

Nasci, abri os olhos e chorei
Do teu sacrifício me fiz vida
Do amor, testemunha, eu sei
Que noite dura e tão sofrida!

A luta tirânica, titânica e atroz
Trazer-me ao mundo, dar à luz
Com a morte pairando em nós
Decidida, és quem me conduz...
Obrigado mãe por tudo e nada
Por tudo o que eu te fiz passar
Quando parecia já condenada
Tu, forte, fizeste-me acreditar!

Muitos anos temos nós pela frente
Para poder cuidar de ti e tu de mim.
Porque o amor é algo que se sente,
Estou certa, ele irá ficar até ao fim!

Agradeço-te do fundo do coração.
És muito importante para mim.


Escrito a 01-01-2016
por Alexandra Miranda