Total de visualizações:

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

A Lua de Joana

Este livro foi escrito por Maria Teresa Maia Gonzalez e conta a história de uma menina de 14 anos chamada Joana, que perdeu a sua melhor amiga, Marta, que morreu de overdose.
Este livro pode ser considerado uma espécie de diário (apesar de não o ser), porque Joana escreve cartas a uma amiga que já faleceu, para que desta forma a mantenha viva na sua memória, para tentar perceber o que levou a amiga a seguir tão trágico caminho e acima de tudo para conseguir perdoar-lhe. Joana conta-lhe todos os acontecimentos do seu dia-a-dia e é interessante ver o desenrolar da vida desta personagem, a sua transformação ao longo dos dias e dos anos.
Este livro mostra-nos o grande flagelo que é a droga, para as famílias, para os amigos e para a própria pessoa que se deixa envolver nessa teia.
 

O tempo existe para ser gasto com quem mais amamos, para dar atenção àqueles que mais queremos. Esta é a lição que todos os pais devem tirar desta história, é preciso estarem atentos à vida dos filhos, estarem presentes. Os filhos devem sentir-se amados, queridos tanto nos momentos bons como nos menos bons? Eles devem sentir sempre que gostamos deles, independentemente dos defeitos que possam ter? É com amor e carinho que os conquistamos, que os preparamos para a vida?
Há também a salientar a importância do diálogo entre os filhos e os pais, pois a falta de diálogo é muitas vezes a razão que leva os filhos a procurarem outros caminhos, que no caso da Joana foi a droga.
 
Vale a pena estar atento.

Sem comentários:

Enviar um comentário